quarta-feira, 27 de março de 2013

Exercício de páscoa (BIOQUÍMICA)

Futuros universitários... uma listinha de exercício de Páscoa para vocês.
Não coloquei gabarito, pois quero que vocês gabaritem e vamos discutir qualquer dúvida. Bom Divertimento e Feliz Páscoa!!!!!!!


01 - (UFOP MG)      Alguns minerais são essenciais para a manutenção da atividade celular, pois participam direta ou indiretamente de muitas funções celulares. Abaixo estão relacionados alguns desses minerais e a função exercida por eles. A alternativa incorreta é:
a)  O magnésio, juntamente com o ferro, faz parte da constituição da molécula da hemoglobina.
b)  O Iodo constitui um elemento essencial na formação do hormônio da tireóide, a tiroxina.
c)  O cálcio é necessário ao mecanismo de contração muscular e ao processo de coagulação sangüínea.
d)  O enxofre faz parte da composição de aminoácidos como cisteína, cistina e metionina.
e)  O sódio e o potássio estão envolvidos no mecanismo de polarização das membranas celulares. 
02 - (UFMG)         Segundo estudo feito na Etiópia, crianças que comiam alimentos preparados em panelas de ferro apresentaram uma redução da taxa de anemia de 55 para 13%.   Essa redução pode ser explicada pelo fato de que o ferro,
a)  aquecido, ativa vitaminas do complexo B presentes nos alimentos prevenindo a anemia. 
b)  contido nos alimentos, se transforma facilmente durante o cozimento e é absorvido pelo organismo. 
c)  oriundo das panelas, modifica o sabor dos alimentos, aumentando o apetite das crianças. 
d)  proveniente das panelas, é misturado aos alimentos e absorvido pelo organismo.  
03 - (UFAC)    Os seres vivos necessitam de diversos tipos de sais minerais para o funcionamento eficaz das células. Na espécie humana, por exemplo, os íons de cálcio, dentre outras funções, participam da: 
a) Contração muscular e da formação do ácido clorídrico no estômago
b) Coagulação do sangue e da molécula dos ácidos nucléicos
c) Coagulação do sangue e da contração muscular 
d) Composição do osso e da forma da hemoglobina
e) Forma da hemoglobina e da constituição dos hormônios da tireóide 
04 - (CEFET PR)    Muitos sais minerais são importantes para os seres vivos, atuando na forma de íons ou participando da composição de moléculas orgânicas. Assinale a alternativa correta sobre esta atuação. 
a) Os íons cálcio e potássio são importantes na formação da hemoglobina.
b) Os íons sódio e potássio são importantes nos impulsos nervosos.
c) O magnésio participa na formação de um hormônio produzido pela tireóide. 
d) O iodo participa na formação da clorofila.
e) Os íons de ferro são importantes no transporte ativo através da membrana plasmática. 
05 - (PUC RJ)    Atletas devem ter uma alimentação rica em proteínas e carboidratos. Assim devem consumir preferencialmente os seguintes tipos de alimentos, respectivamente: 
a) verduras e legumes pobres em amido.
b) óleos vegetais e verduras.
c) massas e derivados de leite.
d) farináceos e carnes magras.
e) carnes magras e massas. 
06 - (UNIFEI MG)    Os carboidratos, também conhecidos como glicídios ou açúcares, são as macromoléculas mais abundantes na natureza. As seguintes afirmativas se referem a alguns destes carboidratos.
I. Os mais simples, chamados de monossacarídeos, podem ter de 3 a 7 átomos de carbono, e os mais conhecidos, glicose, frutose e galactose, têm 6.
II. O amido e a celulose são polissacarídeos formados pelo mesmo número de moléculas de glicose, que se diferenciam pela presença de ramificações na estrutura do amido.
III. A quitina é um importante polissacarídeo que constitui o exoesqueleto dos insetos e crustáceos. IV. A glicose é formada e armazenada nos tecidos vegetais através da fotossíntese. 
As seguintes afirmativas estão corretas:
a) I, II e IV         b) I, III e IV         c) I e III           d) I e IV 
07 - (UFRR)    Testes bioquímicos realizados durante um experimento revelaram a presença, em uma solução, de dois tipos de biopolímeros, um composto por monossacarídeos unidos por ligações glicosídicas e o outro composto por aminoácidos unidos por ligações peptídicas. Além disso, constatou-se que o segundo polímero tinha atividade enzimática glicosidase (quebra ligação glicosídica) 
A propósito da situação acima, é correto afirmar que: 
a) o material de acordo com as características bioquímicas descritas, contém um polissacarídeo e enzima capaz de degradá-lo.
b) as características bioquímicas descritas para os dois biopolímeros permitem concluir que se trata de um polissacarídeo e de um ácido nucléico.
c) o material de acordo com as características bioquímicas descritas, contém um ácido nucléico e enzima capaz de degradá-lo.
d) as biomoléculas encontradas nas análises bioquímicas são carboidratos que formam polímero como a insulina.
e) o biopolímero composto por aminoácidos é uma proteína e todas as proteínas possuem a mesma seqüência de aminoácidos, porém peso molecular diferentes. 
08 - (UEPB)      Se uma pessoa come mais do que precisa, o excesso é armazenado na forma de gordura. Dependendo de problemas glandulares, predisposição hereditária, fatores emocionais, pouca atividade física ou hábitos alimentares incorretos, este acúmulo de gordura evolui para uma enfermidade que aumenta os riscos de ataques cardíacos, de hipertensos e arteriosclerose. Trata-se da(o):
a)  anoxia
b)  obesidade
c)  diabetes
d)  anorexia
e)  bulimia 
09 - (UEPB)     A revista Veja - edição 1858 - ano 37 - nº 24, de 16 de junho de 2004, em sua matéria de capa, destaca: "Um santo remédio? Eficazes para baixar o colesterol, as estatinas já são as drogas mais vendidas no mundo". No conteúdo da matéria, as articulistas Anna Paula Buchalla e Paula Neiva discorrem sobre os efeitos desta nova droga no combate seguro aos altos níveis de colesterol. Sobre o colesterol, analise as proposições abaixo:
I.  O colesterol é um dos mais importantes esteróis dos esterídeos animais, produzido e degradado pelo fígado, que atua como um órgão regulador da taxa dessa substância no sangue.
II.  O colesterol participa da composição química da membrana das células animais, além de atuar como precursor de hormônios, como a testosterona e a progesterona.
III.  Quando atinge baixos níveis no sangue, o colesterol contribui para a formação de placas de ateroma nas artérias, provocando-lhes um estreitamento.
IV.  Há dois tipos de colesterol: O LDL e o HDL. O primeiro é o "colesterol bom", que remove o excesso de gordura da circulação sangüínea.
Assinale a alternativa correta:
a)  Apenas a proposição I é correta.
b) Apenas a proposição II é correta.
c) Apenas as proposições I e II são corretas.
d) Apenas as proposições III e IV são corretas.
e) Todas as proposições são corretas. 
10 - (URCA CE)    Observe a canção a seguir:  ♫ Marido se alevanta e vai armá um mundé Prá pegá uma paca gorda prá nóis fazê um sarapaté ... Sujeito te alevanta e vai na venda do venderão Comprá uma carne gorda prá nois fazê um pirão... Entonce marido se alevanta e vem tomá um mingau Que é prá criá sustança prá nóis fazê um calamengal ♫ ABC do preguiçoso, Xangai 
Alguns procedimentos serão feitos pelo nosso organismo em relação trecho apresentado por Xangai. Analise os itens: 
I. A “paca gorda” e a “carne gorda” apresentam na sua constituição gorduras. Estas moléculas são digeridas no intestino pela ação da enzima lipase presente no suco pancreático. Também sofrem ação química da bile presente no suco biliar lançado no duodeno que atua na digestão de gorduras e na absorção de substâncias nutritivas. 
II. O “mingau” apresenta na sua composição leite, açúcar e amido. A digestão dos seus constituintes já tem início na boca com a ação da amilase salivar para o açúcar e do leite pela renina e se concluirá no intestino delgado pela ação da amilase pancreática e tripsina, produzindo principalmente maltose e peptídeos. 
III. O “mingau” e o “pirão” são bastante ricos em amido. Sua digestão já tem início na boca com a ação da amilase salivar e se concluirá no intestino delgado pela ação da amilase pancreática, produzindo principalmente maltose e galactose. 
IV. O trecho “prá nóis fazê um calamengal” se refere a uma atividade física a qual requer o gasto de energia. Energia esta proveniente da queima da glicose pela via das pentoses mediante a ausência de oxigênio. 
V. A “paca gorda” e a “carne gorda” que são enfatizadas no texto apresentam na sua constituição proteínas. Estas moléculas são digeridas no estômago pela ação da tripsina e no intestino delgado pela pepsina.  
Estão corretos somente: 
a) I e III.            b) I, III e IV.            c) I, II e III.           d) II, III e IV.          e) I, III e V. 
11 - (UFRJ)     Os lipídeos são os nutrientes de maior teor calórico, seguidos por carboidratos e proteínas. A elevação dos níveis sangüíneos de insulina é um dos principais sinais responsáveis pela mobilização dos excedentes nutricionais sob forma de lipídeos pelo tecido adiposo. Com o intuito de evitar esse efeito da insulina, muitas pessoas recorrem a uma dieta baseada na ingestão exclusiva de lipídeos e proteínas. Apesar de seus efeitos sobre a saúde serem discutíveis, esse tipo de dieta pode conduzir efetivamente a uma perda e massa corporal (peso). Explique por que uma dieta baseada na exclusão total dos carboidratos, apesar doseu alto valor calórico, não leva ao acúmulo de lipídeos no tecido adiposo.
12- (UFOP MG)    O colágeno é uma proteína fibrosa e um dos constituintes mais abundantes do tecido conjuntivo dos vertebrados, encontrada principalmente em tendões, pele, vasos sangüíneos, ossos e cartilagens. Diferentemente de outras proteínas, o colágeno é muito rico nos aminoácidos prolina e hidroxiprolina. Como a hidroxiprolina não é um dos 20 aminoácidos comumente encontrados em proteínas, a sua incorporação ao colágeno pode ser explicada de duas maneiras: (1) a prolina é hidroxilada por enzimas antes da sua incorporação ao colágeno; (2) a prolina é hidroxilada depois de sua incorporação ao colágeno. Para testar estas hipóteses, os seguintes experimentos foram realizados:
I. Administrou-se prolina marcada com carbono radioativo (14C-prolina) a um rato e isolou-se o colágeno da cauda. Verificou-se então que esta proteína recém–sintetizada apresentou radioatividade. II. Administrou-se hidroxiprolina marcada com carbono radioativo (14C-hidroxiprolina) a um rato. Nenhuma radioatividade foi encontrada no colágeno recém–sintetizado. 
Com base nestes experimentos e em seus conhecimentos sobre proteínas e necessidades nutricionais, responda:
a) Que conclusões poderão ser extraídas deste experimento em relação às duas hipóteses apresentadas?
b) A conversão metabólica de prolina em hidroxiprolina é dependente de um fator essencial na alimentação dos primatas. Que fator é esse?
c) No comércio, o colágeno processado industrialmente é denominado “gelatina”, que é constituída por uma mistura de polipeptídeos solúveis, ricos em aminoácidos de cadeia lateral pequena, como glicina, alanina, prolina e hidroxiprolina. Dados da literatura especializada mostram que ratos recém-desmamados não crescem adequadamente quando são alimentados com uma dieta que contém todos os fatores essenciais, mas tendo como base de proteínas a gelatina. Por quê?.

13 - (FUVEST SP)      Descreva um experimento para determinar o pH ótimo de ação de uma protease na digestão da clara do ovo e indique um teste que permita verificar a ocorrência da digestão.
14- (UFJF MG)     Há xampus cujos rótulos registram a presença dos aminoácidos constituintes da seda. Muitas pessoas compram esses produtos acreditando que a disponibilidade desses aminoácidos altera a constituição protéica do cabelo, tornando-o mais saudável.
a)  Supondo que os aminoácidos presentes no xampu penetrem nas células que formam o cabelo, é correto afirmar que haverá mudanças na seqüência de aminoácidos das novas proteínas que forem sintetizadas? Explique.
 b)  Pesquisadores, estudando novos tratamentos para a calvície, observaram que algumas drogas aumentavam o tamanho do nucléolo das células do couro cabeludo. Qual é o significado disso com relação à síntese de proteínas? Explique. 
15 - (FUVEST SP)      O kwashiorkor e o marasmo são doenças infantis por deficiência nutricional encontradas em regiões subdesenvolvidas. Kwashiorkor é uma palavra de origem africana que significa “doença que afeta uma criança quando nasce outra (uma irmã ou um irmão)”. A doença caracteriza-se por retardo de crescimento, cabelos e pele descoloridos e inchaço do corpo, principalmente da barriga, devido ao acúmulo de líquido nos tecidos. Esse quadro decorre da falta quase completa de proteínas na dieta, a qual é constituída essencialmente por carboidratos.  O marasmo, fraqueza extrema, caracteriza-se por atrofia dos músculos, ossos salientes e fácies de um velho; é um quadro de subnutrição completa causada por deficiência calórica e protéica.
a)  Explique a relação entre a causa do kwashiorkor e o significado atribuído a essa palavra africana. b)  Por que alimentos protéicos são fundamentais na composição da dieta das crianças?
c)  Explique por que a deficiência calórica faz a criança emagrecer. 
16 - (UFRRJ)     Radicais livres – um assunto da moda Há muito tempo que a Medicina já reconhece os radicais livres como verdadeiros vilões do nosso organismo. Eles são átomos ou moléculas livres dotados de cargas elétricas, resultantes, muitas vezes, das próprias reações intracelulares, ou provenientes do meio externo, que se mostram prejudiciais à saúde. São conseqüências do estresse, dos desvios alimentares, do fumo, das atividades físicas exageradas e da poluição ambiental. Atualmente, estão sendo muito comentados, tendo em vista os avanços da Medicina Ortomolecular. A partir do exposto, responda:
a) De que maneira os radicais livres agem no organismo humano?
b) Cite um exemplo de local e forma de ação dos radicais livres no organismo do homem. 
17 - (UFRJ)    Logo após a colheita, os grãos de milho apresentam sabor adocicado, devido à presença de grandes quantidades de açúcar em seu interior. O milho estocado e vendido nos mercados não tem mais esse sabor, pois cerca de metade do açúcar já foi convertida em amido por meio de reações enzimáticas. No entanto, se o milho for, logo após a colheita, mergulhado em água fervente, resfriado e mantido num congelador, o sabor adocicado é preservado. Por que esse procedimento preserva o sabor adocicado dos grãos de milho?

slide de Vitaminas

Galera que vai passar olha ai mais um slide do nosso assunto : Vitaminas é para estudar nessa páscoa.. não vão se intoxicar com chocolate..

sexta-feira, 15 de março de 2013